PSICOPEDAGOGIA

Atendimento Clínico, Institucional e Consultoria 

A psicopedagogia é um campo de atuação em saúde e educação, que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio: família, escola e sociedade, no seu desenvolvimento, utilizando instrumentos próprios da psicopedagogia.

Seu objeto de estudo é o ser cognoscente, ou seja, o sujeito que aprende. 

Leva em conta as realidades internas e externas da aprendizagem, os aspectos cognitivo, afetivo e social que lhe estão implícitos.

O diagnóstico sob a ótica da Psicopedagogia é um processo de investigação dos múltiplos fatores envolvidos.

A escola e a família a partir do diagnóstico  terão  maiores recursos para entender como o aluno aprende.

Através de  um trabalho lúdico, prazeroso, sistemático e contínuo, usando instrumentos próprios da Psicopedagogia, pode-se observar resultados valiosos ao paciente. E dessa forma, sua autoestima se eleva deixando-o mais seguro e feliz.

Atua como interlocutor entre o indivíduo, seus pais, professores e especialistas, com o objetivo de estabelecer um espaço de confiança, segurança, tranquilidade e prazer entre todos,  onde seja possível a aprendizagem: regras firmes e claras, mas flexíveis para permitir experimentação e escolha; respeito e acolhimento para ouvir as demandas das crianças;  tempo para que essas demandas apareçam; liberdade que permita o processo de construção da individualidade das crianças; troca de afetividade, como possibilidade de estabelecimento de vínculos.

Somente através da construção dessas parcerias é que se percebe novas possibilidades de redefinição do sistema – Família – Escola – Indivíduo –  para  que  os objetivos sejam atingidos, e a criação de um novo contexto em que o sintoma de não- aprendizagem desapareça, por não mais se fazer necessário.