ATIVIDADES INTEGRADAS / PSICOPEDAGOGIA

Suporte Pedagógico

O suporte pedagógico tem como objetivo mediar e trabalhar com o aluno os conteúdos escolares, permitindo que ele se aproprie de estratégias de aprendizagens eficientes, ampliando sua capacidade de pensamento, organização e  autonomia. Sua função é auxiliar o aluno nas dificuldades escolares, orientando e acompanhando suas tarefas, organizando rotinas, nos estudos para provas e pesquisas, com um olhar diferenciado sobre o processo de aprendizagem.

APQ   Apoio Pedagógico Qualificado

Este trabalho é realizado na casa do aluno, em seu ambiente de estudos e experiências.

Tem  como objetivo trabalhar   suas tarefas, conteúdos escolares e  organização dos estudos, através da mediação e intervenção pedagógica, buscando a organização e  autonomia do aluno.

Adaptação de materiais pedagógicos

A adaptação de materiais pedagógicos busca ações que propiciem aos alunos o desenvolvimento de autonomia, acessibilidade, socialização, aprendizagens e benefícios para uma maior qualidade de vida.

Para a confecção de materiais pedagógicos adaptados é necessário levar em conta que cada necessidade é única. Neste sentido, é importante que se estude cada caso, observando,  entendendo a situação e as particularidades. Como parte deste processo de construção, buscamos identificar características físicas, psicomotoras, sociais e as necessidades a serem atendidas; conversar com família e escola, buscar soluções existentes, pesquisar materiais e alternativas para a confecção e utilização do objeto. Também buscamos adaptações para uma melhor postura, visualização do espaço, conforto e bem estar, possibilitando em benefícios diretos para interação e aprendizagem.

A confecção de materiais pedagógicos adaptados requer uma pareceria com a família, demais profissionais e escola. É importante avaliar se o uso do objeto atendeu a necessidade no contexto determinado, verificar se facilitou a ação pedagógica e se com o passar do tempo, há a necessidade de fazer novas adaptações.

PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental

É um programa de intervenção, que compreende um conjunto de instrumentos práticos focalizando nos três componentes da interação: o aprendiz (a pessoa em atendimento), o estímulo (os testes) e o mediador (o profissional), com o objetivo de melhorar a habilidade de aprendizagem e o  raciocínio do indivíduo. O objetivo central do PEI é a produção de modificações nas estruturas cognitivas dos indivíduos, expandindo o potencial de aprendizagem, diagnosticando e corrigindo deficiências nas habilidades de pensamento, e ajudando os indivíduos a aprenderem a aprender.

Abordagem responsiva

É uma abordagem educacional prática e abrangente, inspirando crianças e adolescentes a participarem ativamente em interações divertidas, espontâneas e dinâmicas, respondendo sempre que a criança oferecer sinais verbais e não verbais de interação.

A partir dos interesses das crianças serão propostas brincadeiras de imitação. Por meio de jogos e estratégias mais elaboradas desenvolvendo atividades lúdicas interativas e de maior interesse social

Neste trabalho o facilitador celebra, aprecia os acertos, as tentativas e mostra-se empolgado com as atividades, respondendo às falas e comportamentos espontâneos da criança, facilitando o diálogo, dando mais explicação do porquê daquele momento e daquela atividade. Segundo Houghton (2011),

Quanto mais tempo a criança passa engajada com um adulto significativo, mais a criança aprende. Observa-se que as crianças com autismo que demonstram mais habilidades com a atenção partilhada alcançam níveis mais altos de desenvolvimento linguístico. (p.5)