ATIVIDADES INTEGRADAS / TERAPIA OCUPACIONAL

Terapeuta Ocupacional Patricia Capellato

Adaptações domiciliares e escolares – Tecnologia Assistiva

Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, por isso adaptações domiciliares e escolares. Esta tecnologia é utilizada para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com e sem necessidades especiais e consequentemente promover vida independente, inclusa e autonôma.

Exemplos: adaptações ergonômicas, arquitetônicas, utensílios domésticos e escolares.

Terapia de mão

Área de reabilitação física destinada a tratar lesões ortopédicas e nervosas do membro superior que utiliza exercícios, atividades terapêuticas, órteses e adaptações com vistas a minimizar sequelas e favorecer o uso funcional do membro nas atividades diárias e de trabalho. 

Autonomia em Atividades de Vida Diária e Prática

O terapeuta ocupacional trabalha para promover e restaurar a autonomia e independência das atividades de higiene, alimentação, vestuário, locomoção e comunicação; atividades sociais, produtivas e/ou escolares.

Integração Sensorial

A IS é a organização de informações sensoriais, provenientes de diferentes canais sensoriais e a habilidade de relacionar estímulos do ambiente com a forma que o indivíduo recebe esses estímulos, de maneira a emitir respostas adaptativas, ou seja um ato motor funcional, um comportamento desejado.